Bioquimica
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO - FIS
1.
SISTEMA VENOSO Geralmente reconduzem o sangue venoso para o coração. As grandes veias pulmonares são a exceção pois reconduzem sangue oxigenado dos pulmões para o coração. Podem ser classificadas em veias de grande, médio, pequeno calibre e vênulas; estas seguem-se aos capilares.
SISTEMA CIRCULATÓRIO II
Prof. Esp.: JULIANA PEDROSA LUNA OLIVEIRA
1. SISTEMA VENOSO Podem ser: Superficiais – São volumosas e não acompanham as artérias. Devido á sua localização subcutânea, é nestas veias que se faz a aplicação de injeção endovenosa. Profundas – Podem ser solitárias, ou seja, não acompanham artérias (vv. Cavas) ou satélites das artérias.
1.
SISTEMA VENOSO Várias veias comunicam veias superficiais com veias profundas e são denominadas veias comunicantes.
•
•
1
17/04/2013
1.
SISTEMA VENOSO A presença de válvulas é uma das principais características das veias. Insuficiência de uma válvula é a impossibilidade de impedir completamente o refluxo do sangue. A insuficiência de muitas válvulas de uma mesma veia provoca sua dilatação e consequente estase sanguínea: varizes.
1. SISTEMA VENOSO
1.
SISTEMA VENOSO
Nas veias, a velocidade e a tensão do sangue são menores do que nas artérias. Um dos mais importantes fatores de retorno do sangue venoso ao coração é a contração muscular que comprime as veias e impulsiona o sangue neles contido.
2
17/04/2013
2. CAPILARES SANGUÍNEOS São vasos microscópicos, interpostos entre artérias e veias. Neles se processam as trocas entre o sangue e os tecidos.
3. VEIAS IMPORTANTES
•
•
•
Veia das circulação pulmonar: Conduzem o sangue que retorna dos pulmões para o coração após sofrer a hematose – veias pulmonares. São 04, duas para cada pulmão: D superior/inferior, E superior/inferior Veias da circulação sistêmica: duas grandes veias desembocam no AD trazendo sangue venoso p/ o ♥: Veia cava superior (VCS) e Veia cava inferior