bioquimica
Porque alguns elementos químicos se tornam íons?
De maneira simples, os íons são átomos que, por um motivo qualquer, perderam ou ganharam elétrons. Quando um átomo perde elétrons se torna um íon positivo ou cátion, passando a ter excesso de cargas positivas. Contrariamente, ao ganhar elétrons, torna-se um íon negativo ou ânion. Os átomos dos elementos químicos tendem a estabilizar a última camada ganhando ou perdendo elétrons, ou seja, para a maioria há necessidade de se transformar em íons. Por exemplo: átomos de metais, como o cobre, tendem a perder elétrons (íons cátion) e átomos ametais, como oxigênio, tendem a ganhar elétrons (íons ânion).
O conceito de energia potencial e cinética dos meios e a energia potencial sob a forma de ligação química?
Energia potencial é a forma de energia que está associada a um sistema onde ocorre interação entre diferentes corpos. A energia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se, por exemplo, sob a forma de movimento, e a energia potencial é derivada de forças conservativas, ou seja, a trajetória do corpo não interfere no trabalho realizado pela força, o que importa são a posição final e a inicial, então o percurso não interfere no valor final da variação da energia potencial.
A energia cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.
Energia química é a energia potencial das ligações químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão. A energia potencial química (dos alimentos) é quando nós comemos e não usamos a energia, ou seja, ela está armazenada (não está em uso). A energia química (dos