Bioquimica
Glicogenólise: Dispolimerização do glicogênio armazenado nos tecidos,liberando glicose para a circulação. O glucagon liga-se a um receptor de menbrana,muda de conformação e permite que a porção a do GTP ative a protéina G,a qual ativa a enzima adenilciclase que transforma ATP em quinase que transforma fosforilase b em a e sintetase I em D.
Glicogênese: Formação de glicogênio pela união das moléculas de glicose no figado e nos músculos. A insulina liga-se a um receptor de membrana,o qual muda de conformação e permite que a porção a da GTP ative proteína G que vai ativar a enzima adenilciclase. Esta enzima ativa outra enzima.
Gliconeogênese: Elemento que não são carboidratos(proteinas e glicerol) transformam-se em glicose. Tanto a glicogenólise uanto a gliconeogênese são respostas definitivas ou adaptativas para combater uma hipoglicemia.
2- Comente a importância da via das pentoses.
A via das pentoses fosfato é uma via multifuncional,que ocorre principalmente nos tecidos animais como no fígado.
- Permite a combustão total da glicose em uma série se reações independentes do ciclo de krebs.
- Serve como fonte de pentoses para a sintese dos ácidos nucleicos.
- Formar o NADPH extramitocondrial necessário para a síntese ds lipidios.
- Converter hexoses em pentoses.
3- Comente Glicogênio.
O glicogênio é a forma de armazenamento de açucares nas células animais,como o amido e nas vegetais. É uma molécula ramificada,constituida por unidades de glicose.
A função do glicogênio é a manutenção da glicemia entre as refeições,ou seja,é uma reserva de glicose que pode ser exportada para outros orgãos quando necessário.
4- Comente o controle hormonal no metabolismo dos carboidratos:
Principios básicos de regulação da glicemia (nivel de glicose plasmatica).
Regulação hormonal coordenada,a curto e longo prazo,da neoglicogênese e glicose hepática.
Regulação hormonal da glicogenólise e glicogenogênese.