bioquimica
A importância da via das Pentoses fosfato é que gera NADPH ,atuando como redutor químico usando energia da oxidação metabólica para a sintetização do ATP . Também forma ribose-5-fosfato, que é utilizada na biossíntese de metabólitos importantes. Essa via também possui ligação com outras vias possuindo substratos e enzimas comuns na síntese de nucleotídeos. O NADPH tem poder redutor , que se usa na síntese de esteróides , no sistema de transporte de elétrons sendo não fosforilante , e na síntese de ácidos graxos.
9-Quais podem ser os destinos do piruvato que é produzido na glicólise? Qual a importância biológica da entrada deste na mitocôndria?
Os destinos do piruvato que é produzido na glicólise podem ser Carboxilação do piruvato a oxalacetano , que é uma reação que depende de biotina , repondo os intermediários do ciclo do ácido cítrico , fornecendo substrato para gliconeogênese ; Descarboxilação Oxidativa pelo complexo de piruvato-desigrogenase que converte-o em Acetil-CoA e blocos para síntese de ácidos graxos;Redução do piruvato a etanol através da piruvato-descarboxilase ocorrente em alguns microrganismos e fungos , a importância de sua entrada na mitocôndria está relacionada ao seu convertimento em Acetil CoA que é importante para o Ciclo de Krebs.
16- Que caminho pode tomar a glicose-6-fosfato no fígado?
Na glicose-6-fosfato o grupo fosfato ligado ao carbono 6 sofre hidrólise catalisada por glicose-6-fosfatase . Esta reação tem como produto glicose não fosforilada podendo assim atravessar a membrana plasmática . Essa enzima só ocorre nos rins e no fígado.No fígado o metabolismo glicolítico é grande no período em que há uma refeição rica em carboidratos. A transformação de glicose em Acetil-Coa é estimulada por insulina/glucagonelevada, tendo como resultado aumento na atividade e quantidade de enzimas limitantes da velocidade da glicólise.
18-Explique o Ciclo da Alanina.
É um processo