Bioquimica
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conceitos gerais sobre metabolismo energético e metabolismo dos carboidrat
1. Explique como as vias catabólicas podem ser consideradas convergentes e as anabólicas divergentes?
CATABOLISMO – É o conjunto de vias de degradação das biomoléculas.
ANABÓLICAS – É o conjunto de vias de síntese das biomoléculas.
2. Quais os papéis das moléculas de ATP, NAD e FAD no metabolismo energético?
A adenosina trifosfato (ATP) é a fonte de energia para viso imediato pela célula. A hidrólise do ATP (ATP > ADP+Pi) fornece energia livre aos processos biológicos que requerem energia.
NAD e FAD – são co-enzimas derivadas das vitaminas B2 e B3. Elas recebem os hidrogênios liberados nas reações de oxidação das biomoléculas, sendo convertidas em NADH e FADH2.
Glicólise, ciclo de krebs e cadeia transportadora.
GLICÓLISE - a glicose perde eletrons e protrons, ficando oxidada e transforma-se em ÁCIDO PIRÚRICO (piruvato). Neste processo, produzem-se 4 ATP, sendo que 2 deles são logo gastos para ativar a transformação da glicose. O rendimento desta fase da glicólise é então de 2 ATP(já que se produziram 4 mas que se gastaram 2 para o processo). Nesta etapa da Glicólise (que ocorre no citoplasma); a glicose que é formada por 6 carbonos, é degradada em 2 moléculas de ácido pirúvico.
CICLO DE KREBS - Também conhecido pelo ciclo do ácido cítrico. Neste ciclo, o ACETIL-COenzima A, vai ser transformado em ácido cítrico, libertando-se ATP, protões e eletrons; que vão ser encaminhados para a cadeia transportadora de eletrões. Nesta fase há também nova libertação de CO2. (Também ocorre na matriz da mitocôndria).
Por cada ciclo de Krebs, produz-se 1 ATP) sendo que 2 ciclos