BIOQUIMICA
1. INTRODUÇÃO 4
2. ANATOMIA 4
2.1. ANATOMIA MUSCULAR 5
2.1.1. FLEXORES 5
2.1.2. EXTENSORES 6
4. FATORES QUE LIMITAM A FLEXIBILIDADE 7
5. ANÁLISE DO MOVIMENTO 7
1. INTRODUÇÃO
O trabalho sobre a análise biomecânica do movimento da marcha de um jogador de futebol permitiu observar vários pontos interessantes sobre a marcha de uma pessoa, além de desperta a curiosidade do grupo em pesquisar mais sobre os fatores que influenciam para uma marcha correta, além de influenciar em montar uma metodologia especifica para melhorar e facilitar a analise.
A analise foi feita observando somente a articulação coxofemoral e todas as demais estruturas que estão englobadas na articulação. Para facilitar a análise cinemática analisaremos somente um membro em seus três momentos durante a corrida.
2. ANATOMIA
Na articulação coxofemoral as principais estruturas ósseas presentes são a pelve e o fêmur, articulando o acetábulo e a cabeça do fêmur. Os principais músculos que ajudam no movimento de flexão da articulação do quadril são o ilíaco, o psoas (formando o ílio psoas). Já na extensão os principais músculos são o glúteo máximo e os isquiotibiais (bíceps femoral cabeça longa, semitendíneo e semimenbranoso).
2.1. ANATOMIA MUSCULAR
2.1.1. FLEXORES
Musculo Origem Inserção Ação primaria no quadril
Iliopsoas Fossa ilíaca (faces anterior e lateral de T12 a L5) Trocanter menor Flexão
Reto femoral Espinha ilíaca antero-inferior Tuberosidade da tíbia Flexão
2.1.2. EXTENSORES
Músculos Origem Inserção Ação primaria no quadril
Glúteo máximo Parte posterior do Ílio e Sacro Trato Iliotibial e tuberosidade glútea Extensão e rotação lateral
Bíceps femoral Cabeça longa: Túber isquiático Cabeça curta: Terço medial do lábio lateral da linha áspera Cabeça da fíbula Extensãorotação lateral e adução
Semitendineo Túber isquiático Superficial do côndilo medial da tíbia Extensão e rotação