Bioquimica
Questão 01
A- Porque no músculo só é degradado quando se precisa de energia rápida, formando então o piruvato. Ocorre a liberação de epinefrina para que o corpo tenha alguma reação nessa situação (contração intensa), então o glicogênio armazenado nos músculos é degradado formando no produto final o piruvato.
Já no fígado a degradação do glicogênio leva a formação de glicose que não é realizada de forma rápida, pois nessa situação o corpo necessitará encaminhar para outros órgãos e tecidos.
B- A utilização dos estoques de glicogênio, para obter uma reação.
Questão 02
Os dois gatos terão que produzir glicose então será realizado a glicólise. A Griselda tem carboidrato na dieta não precisando transformar o aminoácido, proteína em carboidrato. Pode fazer a quebra de aminoácidos para produzir lipídeos tendo também combustível para síntese proteica. O Lucullus vai fazer gliconeogênese, porque só esta ingerindo proteína e lipídios, pois tem que produzir glicose que não está ingerindo. O Lucullus não libera insulina ao contrario da Griselda que libera no estado bem alimentado então ocorre à quebra de carboidrato para produzir ácidos graxos.
Lucullus está fazendo uma dieta cetogênica, quebra o aminoácido com intenção de produção do carboidrato que falta na dieta e quebra lipídeos para produzir corpos cetônicos. A Griselda faz dieta que favorece a produção de lipídeos.
Questão 03
Acetil-CoA – a partir da glicólise ocorre a transformação do piruvato em Acetil-CoA.
ATP - a partir da glicólise.
NADPH – a partir da via das pentoses.
Questão 04
A gota é um distúrbio metabólico caracterizado pela elevação de ácido úrico no sangue, pode ocorrer devido a muita ingestão de purina (proteínas presentes no alimento) essa sofre ação da enzima xantina oxidase produzindo o ácido úrico no hepatócito. Uma parte desse ácido vai para a corrente