BIOQUIMICA E FARMACO
COMPOSTOS ORGANICOS E INORGANICOS
E CONTROLE DE PH
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de bioquimica e farmacologia como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Dra. Maria Isabel da Silva.
POLO PELOTAS
2015
Compostos orgânicos
Carboidrato, glicídios, hidratos de carbono(açucares) : são formadas por hidrogênio, oxigênio e carbono. Fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns têm função estrutural, como celulose e quitina; e de reserva, como o amido e glicogênio.
Lipídios: Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética, isolante térmico, além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água Proteína:presentes em todas as estruturas celulares, são macromoléculas biológicas constituída por uma ou mais cadeias de aminoácidos. Sua presença é indispensável para o metabolismo do organismo. Responsáveis principalmente pela defesa do organismo, contração muscular e coagulação sanguínea.
Compostos inorgânicos
Calcio (Ca) responsável pela composição dos ossos e dentes, contração muscular e coagulação do sangue.
Ferro (Fe) responsável pela hemoglobina e mioglobina (transporte de oxigênio pelo sistema circulatório).
Sódio (Na) atua junto com o potássio na condução nervosa, na contração muscular e equilíbrio de fluídos no organismo.
Potencial hidrogeniônico, ou ph é o numero que se uma solução é acida. O ph sanguíneo do ser humano deve estar em 7,4 para que sejam absorvidos os minerais essências a vida de um