Bioquimica molecular
ENVOLVE 12 REAÇÕES ONDE O AÇUCAR É CONVERTIDO EM ETANOL E CO2 NO ETANOL.
A investigação bioquímica tem permitido grandes avanços no campo das Ciências da Saúde, nomeadamente ao nível da compreensão dos mecanismos moleculares subjacentes às doenças e do conhecimento da estrutura tridimensional de alvos terapêuticos, permitindo assim o desenho dirigido de novos fármacos. Na verdade, grande parte do desenvolvimento científico que ocorreu nas últimas décadas no campo das Ciências da Vida tem tido na Bioquímica o seu principal elemento de impulso e fundamentação, como atestam os inúmeros Prémios Nobel em Química e em Fisiologia e Medicina, atribuídos a estudos na área da Bioquímica e a Bioquímicos.
Surgindo da necessidade de existir uma obra de referência universitária na área da Bioquímica e em língua portuguesa, este manual apresenta textos originais escritos por professores universitários e investigadores portugueses, profusamente ilustrados com cerca de 700 figuras originais e a cores, que abordam de uma forma completa todas as matérias essenciais ao estudo da Bioquímica e ainda uma selecção dos tópicos mais recentes de investigação nesta área científica.
A Bioquímica define-se, de uma forma geral, como o estudo das reacções químicas em organismos vivos; a Genética ocupa-se especificamente do estudo das consequências de diferenças no material genético nos organismos. A Biologia Molecular ocupa então um espaço próprio, mas relacionando conhecimentos dos dois campos, ao investigar os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do material genético.
Muito da investigação em Biologia Molecular é relativamente recente, e muitos trabalhos têm sido feitos recorrendo-se à Bioinformática e Biologia Computacional. Estes recursos tornaram o estudo da estrutura e função de genes, ou Genética Molecular, num dos campos mais proeminentes em Biologia