Bioquimica - Enzimas
Sumário
Introdução......................................................................................... 3
Objetivos........................................................................................... 4
Materiais........................................................................................... 5
Medotologia......................................................................................5.
Resultados........................................................................................ .6
Conclusão............................................................................................7
Bibliografia.........................................................................................8
1 – Introdução As enzimas são proteínas especializadas em catalisar reações biológicas, ou seja, aumentam a velocidade de uma reação química, diminuindo a energia livre de ativação da mesma, sem participar dela como reagente ou produto. Elas estão associadas a biomoléculas, devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico.
Esta especificidade se deve à existência, na superfície da enzima, de um local denominado sítio de ligação do substrato. O sítio de ligação do substrato de uma enzima é dado por um arranjo tridimensional especial dos aminoácidos de uma determinada região da molécula, geralmente complementar à molécula do substrato, e ideal espacial e eletricamente para a ligação do mesmo.
Este sítio pode conter um segundo sítio, chamado sítio catalítico ou sítio ativo, ou estar próximo dele; é neste sítio ativo que ocorre a reação enzimática. O Km de um substrato para uma enzima específica é característico, e fornece um parâmetro de especificidade deste substrato em relação à enzima. Quanto menor o Km, maior a especificidade, e vice-versa. Os modelos chave-fechadura e de encaixe induzido propõem uma explicação para a especificidade enzima/substrato.