BIoquimica do sangue
Neste trabalho iremos abordar um pouco sobre a bioquímica do sangue, entender a composição e metabolismo de algum de seus componentes. E ainda algumas patologias que acometem animais.
2. FUNÇÃO DAS HEMÁCIAS NOS ANIMAIS
A hemácia tem como sua função principal realizar as trocas gasosas no organismo. Troca, no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio pela circulação pulmonar, nos tecidos periféricos O² por CO² e, além disso, transporta o dióxido de carbono novamente para os pulmões. (Means Jr., RT 2008)
3. HEMOGLOBINA
3.1 FUNÇÃO
O oxigênio é absorvido e transportado no sangue pela proteína hemoglobina, e liberado, por esta mesma proteína, no tecido. Isso se dá pois a hemoglobina possui átomos de ferro que se ligam reversivelmente com o oxigênio.
3.2 ESTRUTURA BÁSICA
A proteína hemoglobina é um tetrâmero formado por dois tipos de cadeia de globina. Cada cadeia proteica é ligada ao um grupo heme que possuem um ion de ferro no seu centro que forma seis ligações coordenadas. Por ter a ligação e a libertação do oxigênio regulada devido a mudanças na estrutura, provocada pela própia ligação do oxigênio ao grupo heme, é uma proteína alostérica.
4. METABOLISMO ENERGÉTICO NOS ERITRÓCITOS
A glicose é o substrato primário para o requerimento energético dos eritrócitos de todas as espécies, com exceção dos suínos, como já visto anteriormente. Substratos como ribose, frutose, manose, galactose, dihidroxiacetona, gliceraldeído, adenosina, e inosina podem ser metabolizadas até certo ponto, dependendo da espécie.
Uma vez que a glicose entra na célula, ela é fosforilada a glicose 6-fosfato (G6P) pela enzima hexoquinase (HK). A G6P é então metabolizada pela via de Embden-Meyerhof (EMP) ou pela via das pentoses (PPP)
5. BIOSSINTENSE DO GRUPO HEME
A síntese do heme é realizada principalmente na mitocôndria do eritroblasto e é dependente da síntese das protoporfirinas.
Na fase inicial a síntese da alanina a partir da