bioquimica basica
As funções que desempenham são estruturais e dinâmicas, formam os componentes do esqueleto celular e das estruturas de sustentação, como por exemplo o colágeno e a elastina.
Participam de todos os processos biológicos, já que incluem as enzimas, que catalisam as milhares de reações químicas nos organismos.
Uma função dinâmica das proteínas é o transporte de moléculas, como o exemplo o transporte de oxigênio pela hemoglobina do sangue.
Os mecanismos de defesa também incluem proteínas e entre estas estão os anticorpos.
As proteínas atuam no controle global do metabolismo, devido à ação hormonal, como é o caso da insulina.
São responsáveis as proteínas por mecanismos contráteis como actina e miosina.
AS PROTEÍNAS SÃO POLÍMEROS DE AMINOÁCIDOS
Apesar de apresentarem estruturas e funções tão diversificadas, são sintetizadas a partir de 20 monômeros diferentes: os aminoácidos. Como estas são compostas por centenas de aminoácidos cada um deles pode estar presente mais de uma vez com probabilidade de construção de moléculas diferentes.
OS AMINOÁCIDOS DIFEREM ENTRE SI PELA CADEIA LATERAL
Estrutura dos alfa-aminoácidos (das proteínas)
Pelo menos um grupo funcional amina (-NH2)
Pelo menos um grupo funcional carboxila (-COOH)
Cadeia lateral (R): pode apresentar-se com 20 formas diferentes = 20 aminoácidos
Aminoácidos polares: têm carga elétrica líquida, na cadeia lateral ou grupos com carga residual, que interagem com a água. Geralmente estão na superfície da molécula proteíca, são divididos em 3 grupos: aminoácidos básicos; aminoácidos ácidos; aminoácidos polares sem carga
O valor do pKa da lisina é 10,54 e da arginina 12,48, em pH neutro os mesmos estão protonados
Os aminoácidos ácidos são dicarboxílicos. O pKa de suas cadeias laterais são 3,90 e 4,07, em pH neutro estão desprotonados
Os aminoácidos polares sem carga