Bioplasticos
Os plásticos são materiais que podem ser fabricados em vários formatos, geralmente por aplicação de calor e pressão. Os materiais termoplásticos podem ser remodelados. Por exemplo, recipientes plásticos para leite são feitos a partir de polietileno de massa molecular alta. Esses recipientes podem ser fundidos, e o polímero reciclado é destinado a outro uso. Em contrate, um plástico termocurado é modelado por processos químicos, em consequência, não pode ser remodelado facilmente.2
Metodologia
Colocou-se o amido dentro de um béquer e adicionou-se 25mL de água destilada. Manteve-se o sistema sob agitação em um agitador magnético. Adicionou-se com auxilio de uma pipeta volumétrica 3,0mL de HCl e logo em seguida 2,0mL de glicerina.
Ferveu-se em uma chapa aquecedora mantendo sob aquecimento brando por 15 minutos. Logo após esse tempo, retirou-se a mistura do aquecimento e adicionou-se algumas gotas de NaOH até neutralizar o pH.
Derramou-se o bioplástico sobre uma placa de vidro e deixou em repouso por 24 horas. Após este tempo, o bioplástico ficou pronto.
Resultados e Discussão
O uso de amido como base para produção de polímeros é promissor devido principalmente à disponibilidade natural desse produto, que é extraído de uma fonte renovável de matérias-primas.
O amido se destaca pela sua disponibilidade, biodegradabilidade e baixo custo aliados a um excelente desempenho.
O amido é um polímero natural constituído de muitas moléculas de glicose juntas, formando uma grande cadeia. Basicamente, encontra-se dois tipos de amido, a amilopectina, que é ramificada, e a amilose que é linear.
Quando a solução de amido seca forma-se uma película