Bioplastic
Introduçao
O plástico é um material útil e versátil e desde sua invenção é utilizado na produção de inúmeros produtos, sem contar a sua utilidade como embalagem. No entanto, quando não reciclado ou não destinado adequadamente para decomposição torna-se perigoso e nocivo ao meio ambiente e à fauna marinha. Por ser uma matéria-prima tão importante cresce o interesse na procurar formas alternativas para a produção do mesmo. Após vários estudos feitos por empresas e universidades, surgiram os plásticos verdes, ou bioplásticos, que, à semelhança dos plásticos convencionais são feitos de polímeros, contudo os recursos utilizados são renováveis.
Matrias primas
A diferença está na matéria-prima. Enquanto o convencional vem do petróleo, o "verde" é obtido da natureza, principalmente da agricultura, como por exemplo: da cana-de-açúcar, do milho, da mandioca, da batata entre outros. É produzido principalmente do aproveitamento de sobras vegetais da indústria canavieira.
Produçao/transformação
Em relação ao seu processo de fabrico, como por exemplo a partir da cana de açucar, primeiro é feita a plantação desta ( A cultura de cana de açúcar captura o CO2 da atmosfera e através da fotossíntese produz sacarose.). De seguida esta é colhida e moída para obtenção do seu suco. Este sofre um processo de fermentação e posterior destilação, produzindo etanol. Posteriormente o etanol é desidratado transformando-se em eteno e finalmente, através da polimerização forma-se o polietileno “verde”.
Aplicaçoes
O bioplástico possui propriedades idênticas às do plástico tradicional e, deste modo, possuem aplicação infinitas, como por exemplo, nos mercados automobilístico, indústria de brinquedos, embalagens, garrafas e frascos, sacos, produtos de higiene, entre outras.
Vantagens
A maior vantagem do bioplástico é