biopirataria
O IBAMA calculou que o Brasil perde em media cerca de 600 milhões de dólares por ano com a biopirataria. Mais de 12 milhões de animais, por exemplo, são tirados do país, agravando o risco de extinção de dezenas de es¬¬pécies, e a venda desses animais mexem cerca de um bilhão de dólares ao ano na economia, segundo relatório do IBGE representa cerca de 10% do comercio ilegal. E mais a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) fez um levantamento que diz que de 10 animais traficados, apenas um chega ao seu destino final
No caso da flora anualmente saem 20 mil exemplares de plantas, e muitas dessas plantas são patenteada pelos países que as pegaram de forma ilegal. E quando o Brasil vai exportar algumas dessas plantas, royalties devem ser pagos a esses. Indústrias farmacêuticas baseados em plantas medicinais lucram algo em torno de U$400 bilhões por ano, com o roubo de plantas das nossas florestas.
É preciso levar informação às comunidades locais, para que a prevenção comece justamente nas bases do crime, proteger o que é nosso de forma eficaz, garantindo assim um meio do qual sempre consigamos obter o que é de origem para poder literalmente sair na frente.