Biopirataria
Introdução
Sabemos que a Amazônia é reconhecida com grande tesouro mundial, devido sua grande biodiversidade no planeta, por isso acarreta grande interesses de empresas do setor, na exploração desses recursos naturais.
Devido a conseguirem tais explorações, a maneira buscada para tal apropriação, vincula de forma repreensível, desde a convivência com tribos locais, até mudanças como desmatamento, queimadas, afetando o modo de viver dessas comunidades. Por isso, se apresenta o termo Biopirataria, usado para denuncias de agressões a natureza e animais.
Resenha Crítica
Através dos Trópicos, que são responsáveis por tamanha diversidade biológica, alguns paises passam por um processo de vasta distribuição, parte disso ocorrido através de grandes projetos de empresas estrangeiras, interessadas na exploração das tais, proporcionando um grande desastre ecológico. O recurso de pessoas é chamado de Biodiversidade, já que as sociedades de alta classe econômica, ou seja, países de primeiro mundo não dão importância, os da parte pobre que necessitam e depende dos recursos biológicos para alimentar e nutrir, ficam a desejar para suas necessidade, alimentos,moradia,saúde... . A Biodiversidade existe em países específicos, usada por comunidade privadas, sendo global somente de matéria-prima para grandes corporações.
A Biopirataria é a exploração e a retirada de riquezas naturais de um devido ambiente, como a flora e fauna, e também a fora de utilização de todos, afetando nosso pais com a perca desses recursos do patrimônio genético e biosférico, também visando o lado econômico, que não é valorizado, proporcionando ainda mais a instalações de multinacionais em explorações, sendo assim, a biodiversidade de bem comum, passa para a propriedade privada, de fato que o bem comum faz parte dos direitos de propriedade intelectual, mas esta sendo universalizado por meios de tratados, relacionado com o comercio de OMC(Organização Mundial do Comércio).
Com a falta de