Biomoléculas
Neste trabalho escolar, falaremos sobre as principais biomoléculas, que são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva, as quais se dividem em orgânicas, que vem de um organismo, e inorgânicas, que não vem de um organismo, sendo as orgânicas: os carboidratos, os lipídios, as proteínas, os aminoácidos e os ácidos nucleicos; e as inorgânicas: a água, as vitaminas e os sais minerais. Analisaremos essas biomoléculas, bem como suas propriedades, características, definições e importância para os seres vivos no dia-a-dia e apresentaremos nossas conclusões a respeito das biomoléculas.
DESENVOLVIMENTO
CARBOIDRATOS
Os carboidratos, ou glicídios, têm como base função energética, porém também podem exercer função plástica, fazendo parte de estruturas constituintes dos seres vivos. Além disso, os carboidratos fazem parte da composição química dos ácidos nucléicos. Os carboidratos se dividem em 3 grupos:
1 – Monossacarídeos
São açúcares simples, muito solúveis em água, cujo podem ser levados para todas as partes do organismo com facilidade. Muitos são utilizados pelos organismos como fonte energética. A fórmula geral para os monossacarídeos é (CH2O)n, tal que “n” varia de 3 a 7. Os nomes dados a essas moléculas estão relacionados ao número de átomos de carbono dela, terminando com o sufixo –ose:
• Trioses: Monossacarídeos com três átomos de carbono (C3H6O3);
• Tetroses: Monossacarídeos com quarto átomos de carbono (C4H8O4);
• Pentoses: Monossacarídeos com cinco átomos de carbono (C5H10O5);
• Hexoses: Monossacarídeos com seis átomos de carbono (C6H12O6);
• Heptoses: Monossacarídeos com sete átomos de carbono (C7H14O7).
Os mais importantes monossacarídeos para os organismos são as pentoses e as hexoses; das quais, nas pentoses, a ribose e a desoxirribose são particularmente importantes, pois constituem os ácidos nucléicos; e, nas hexoses, a glicose e a frutose,