Biomimética: aprendendo com a natureza
APRENDENDO COM A NATUREZA
Karoline Mizushima1
Diógenes Souza1
Greice Campos1
Leonardo Cajado3
Ricardo Souza2
RESUMO
Com a evolução dos tempos, as mudanças são cada vez mais constantes. Diante deste cenário, cresce a necessidade de obter-se novas tecnologias que possam ajudar o homem sem agredir a natureza. São abordados fatos históricos que nos levam a perceber os malefícios que a evolução humana trouxe a natureza. A biomimética no cenário atual, onde e como têm sido aplicados tais conhecimentos e seus benefícios. Também é abordado a biomimética para o futuro, além das contribuições às inovações tecnológicas, soluções de problemas de engenharia, ideias para a proteção ambiental e sustentabilidade. Com o intuito de mostrar a necessidade desses estudos e ampliar a área de conhecimento sobre o mesmo. Sob este panorama, a pesquisa tem como tema a Biomimética: Aprendendo com a natureza.
PALAVRAS CHAVES: Biomimética. Inovações tecnológicas. Meio ambiente.
[1]
1 INTRODUÇÃO
O mundo mudou de forma profunda com as inovações tecnológicas. É um avanço extraordinário, de limite inimaginável, porém com elevados custos para o meio ambiente. Simultaneamente, ao avanço tecnológico observa-se que o planeta está passando por profundas e intensas mudanças resultantes da degradação dos seus recursos naturais. Por isso, nunca se falou tanto em meio ambiente, impacto ambiental e preservação ambiental. Então como manter o progresso tecnológico e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais do planeta?
A Biomimética, palavra que vem do grego bios que significa vida e mimesis que significa imitação, é uma nova ciência que visa o estudo da natureza no sentido de aprender com ela e não sobre ela; bem como utilizar esse conhecimento para resolver os problemas humanos nas mais diversas áreas. Estudar a natureza com o objetivo de aprender com ela e não extrair dela abre as portas para uma nova era na qual o avanço tecnológico ocorre de forma