biomembranas
As biomembranas têm particularidades que vão da estrutura comum a todas até as especializações.Com a finalidade de uma divisão didáctica e participativa de todos os membros da equipe que realizou este trabalho, este foi dividido em quatro partes, sendo cada uma desenvolvida por um participante, e as respectivas referências bibliográficas, citadas ao final de cada parte.
Os compartimentos das células e organelas são delimitados pelas biomembranas. Formadas por uma bicamada de fosfolídio, cuja espessura varia entre 6 a 10 nm, as biomembranas apresentam também colesterol, proteínas e carboidratos. As biomembranas possibilitaram uma grande especialização nos organismos ao longo da evolução da vida por oferecer a formação de compartimentos semipermeáveis, flexíveis. A formação de compartimentos viabiliza a ocorrência de reações simultâneas e independentes, assim, cada organela pode desenvolver seu próprio metabolismos.
A semi-permeabilidade das biomembranas possibilita a comunicação entre os compartimentos para que os mesmos possam funcionar de maneira sincronizada para compor os processos fisiológicos como respiração celular. A flexibilidade e a fluidez geram a capacidade de fusão dos compartimentos, o que é fundamental para vários processos como divisão celular, fecundação, gametogênese e síntese proteica entre outros. O paramécio é um exemplo da importância das biomembranas para a especialização de processos biológicos intracelulares porque, embora ele seja um organismo composto por uma única célula, suas organelas realizam os processos complexos como a respiração, digestão etc. As biomembranas também possibilitaram o desenvolvimento de vários tipos celulares especializados presente em organismos multicelulares compondo os tecidos, órgão e sistemas para executar funções como digestão, respiração e movimentação, o paramécio executa as mesmas funções devido a existência de diversas organelas celulares compostas