biomedicina
A Biomedicina é uma ciência que atua no campo entre Biologia e Medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.
Quando a Biomedicina surgiu, na década de 50, seu propósito inicial era a formação de professores para os cursos da área da saúde, como a medicina. Por isso a grade curricular da Biomedi cina comporta não só as disciplinas necessárias para o exercício das diversas habilitações como também dá ao acadêmico uma noção geral de toda a área da saúde e suas diversas divisões.
Atualmente, o foco da biomedicina foi mudado e um leque de nos habilitações surgiu. Mas ainda são necessários professores capacitados para lecionar nos cursos da área da saúde e na própria Biomedicina.
O curso
O curso de Biomedicina é do tipo bacharelado, dura em média quatro anos e prepara o estudante para entender as causas e maneiras de curar as mais variadas doenças.
Com foco em disciplinas da área da Saúde, é uma formação com carga horária intensa de aulas práticas e atividades em laboratório. Durante a graduação, os alunos são estimulados a desenvolver trabalhos científicos, participar de seminários e congressos na área. Para se formar em Biomedicina é obrigatório passar por um período de estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Diferença entre Biomedicina e Medicina
Apesar de pertencerem à área da Saúde, terem disciplinas em comum e serem complementares, os cursos de Biomedicina e Medicina têm focos bem diferentes.
Os médicos são preparados para atuarem diretamente com pacientes, realizando diagnósticos, prescrevendo remédios, propondo tratamentos e realizando cirurgias. Trabalham principalmente em hospitais, clínicas e consultórios. O curso de Medicina dura 6 anos.
Já o biomédico é preparado para atuar na causa de doenças, estuda microrganismos, analisa amostras de