Biomedicina
No nosso meio a Leptospirose, reflete principalmente a baixa qualidade de vida da população e apresenta nítida variação sazonal ocorrendo maior número de casos nos meses do verão e acometendo populações residentes em áreas de risco, onde há falta de saneamento básico, precárias condições de habitação presença de lixo e córregos assoreados, propiciando o aumento da população urina (ratos) e o contato das pessoas com água ou lama de enchentes contaminadas pela urina do roedor.
Além disso, a Leptospirose também está associada a algumas atividades profissionais como trabalhadores de serviços de água e esgoto, lixeiros, tratadores de animais, plantadores de arroz, cortadores de cana-de-açúcar, magarefes entre outras.
Deve-se ressaltar que pela associação com atividades profissionais de risco e pelo fato de existir, em nosso Município, um número considerável de pessoas residindo em precárias condições, a Leptospirose ocorre durante o ano todo, inclusive casos fatais, até porque fora dos meses de muitas chuvas e enchentes não há divulgação da doença e a procura aos serviços de saúde pela população é menos rápida e o diagnóstico e tratamento precoces, por parte dos profissionais de saúde, também podem ser prejudicados.
AGENTE ETIOLÓGICO Bactéria do gênero Leptospira, microrganismo helicoidal (espiroqueta), aeróbio obrigatório. Sobrevive em ambientes úmidos. Quando desprovido de cloreto