biomedicina
Algumas instituições oferecem o curso com a denominação Ciências Biológicas modalidade médica ou Ciências Biomédicas. Na UFRJ, além de Ciências Biológicas modalidade médica, há também a possibilidade de cursar microbiologia e imunologia, e biofísica. A Unirb (BA) oferece habilitação em acupuntura. E a USP de Ribeirão Preto oferece, desde 2014, duas ênfases para o curso. Depois de fazer cinco semestres de um ciclo básico, o estudante opta por ciências básicas da saúde ou biotecnologia em saúde.
A maioria dos profissionais trabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem, em clínicas ou hospitais. Pequena parte deles segue carreira acadêmica, lecionando ou fazendo pesquisa. Mas o bacharel pode atuar em órgãos públicos de saúde e em indústrias de biotecnologia, em áreas como análise de alimentos. Boas perspectivas têm surgido nas áreas de citopatologia, toxicologia e reprodução humana. A área de criminalística é uma promessa de crescimento do mercado.
A grade curricular inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês. Estas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a redação e a interpretação de textos e trabalhos científicos. Praticamente metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório. Desde o início do bacharelado o estudante deve participar de seminários, feiras e congressos -