biomedicina
1.1- Conhecendo o estudo:
A pesquisa a seguir consiste em projeto apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Trabalho interdisciplinar II (TID II), para o curso de graduação em Biomedicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
Trata-se de pesquisa centrada na temática da biosegurança, enfocando a importância da lavagem das mãos para prevenir e controlar as infecções hospitalares.
O interesse pelo desenvolvimento desta investigação encontra-se relacionado à observação empírica que nós, temos feito enquanto acadêmicos de biomedicina, nos hospitais do município de Salvador, BA, o qual visitamos para obter informações, também em laboratórios onde foram realizadas experiências e também por vermos através de entrevistas e artigos que a lavagem das mãos é o melhor meio de prevenção e de controle de microorganismos.
Temos visto que nos hospitais em que passamos como acadêmicas de biomedicina, encontramos problemas relacionados à não adesão dos auxiliares e técnicos da área de saúde quanto à lavagem das mãos. Foi observado por nós, que eles não realizavam a técnica quase hora nenhuma, principalmente entre um procedimento e outro. Dessa forma surgiu em nossas mentes uma grande interrogação: Será que os auxiliares e técnicos da área de saúde sabem a hora de lavar as mãos? Chegamos a perguntar para alguns o porquê da não adesão à técnica. Para nossa surpresa foi-nos respondido que a técnica é realizada quando as mãos se encontram visivelmente sujas. Foi observado também que muitos profissionais substituem a lavagem das mãos pelo simples fato de calçar uma luva ou pela aplicação de álcool gel.
Deste modo, apresentamos o problema de pesquisa:
1.2- Problema de Pesquisa
Qual o nível de conhecimento dos auxiliares e técnicos da área de saúde, sobre a técnica correta da lavagem das mãos para prevenir e controlar a infecção hospitalar?
A partir dessas considerações, apresentamos os seguintes objetivos:
1.3- Objetivos