biomedicina
OBESIDADE (do latim obesus, ob – muito e edere – comer).
Obesidade é uma doença causada por acumulo de gordura no organismo do individuo, uma doença crônica não transmissivel e tem cura!
A obesidade basicamente acontece por consumo maior de energia do que o gasto de energia.
Ingerimos mais calorias do que gastamos e isso acaba sendo amarsenado na forma de gordura no nosso organismo, que gera a obesidade.
Antigamente, os nossos ancestrais caçavam para conseguir alimentos e precisavam de energia para isso. O alimento era usado para repor as energias gastas, portanto, a gordura era acumulada para fornecer energia. Atualmente, nós não precisamos caçar para se alimentar, mas o nosso corpo continua com a mesma capacidade de armazenar gordura e gerar energia. A obesidade é devido a esse aumento excessivo de acúmulo de gordura no nosso corpo que traz prejuízos à saúde.
Fatores que levam a obesidade
Endócrinos
Genéticos
Sedentarimos
Psicológicos
Dieta inadequada
Ambiente intra-uterino
Endócrinos
Genéticos
Os estudos de segregação de núcleos familiares, de adoções, e entre gêmeos, assim como de associação genética, confirmam a tese de que o risco de obesidade é superior nos descendentes de pessoas obesas11. As investigações relacionadas com doenças de transmissão mendeliana também indicam que a obesidade pode ser uma característica de doenças autossômicas dominantes, recessivas e ligadas ao cromossoma X. Por outro lado, os estudos experimentais, também permitiram identificar alguns genes relacionados com a obesidade, através do genótipo de animais geneticamente obesos (leptina, receptor da leptina, proteína agouti) ou do cruzamento de animais selecionados pelo fenótipo e mediante animais carentes ou que expressam de forma elevada receptores adrenérgicos b3, proteínas desacoplantes (UCP'S), fatores de transcrição e diferenciação (PPAR, C/EBP)...), neuropéptido Y (NPY), etc.6,9,12.