biomedicina
Um dos mecanismos mais conhecidos e mais estudados de transporte ativo primário é a bomba sódio-potássio, processo que bombeia os íons sódio (Na+) para fora, através da membrana celular, enquanto que, ao mesmo tempo, bombeia os íons potássio (K+) de fora para dentro da célula. Essa bomba é encontrada em todas as células do organismo e é responsável pela manutenção das diferenças de concentração de sódio e de potássio através da membrana celular, além de estabelecer um potencial elétrico negativo no interior das células.
Uma das mais importantes funções da bomba Na+/K+ é a de controlar o volume das células. Sem essa função da bomba, grande parte das células iria inchar até estourar. O mecanismo para o controle de volume é o seguinte: no interior da célula existe grande número de proteínas e de outros compostos orgânicos que não podem sair dela. A maior parte desses compostos possuem carga negativa e, consequentemente, eles agregam íons positivos ao seu redor. Todas essas substâncias atuam, deste modo, com o propósito de gerar osmose de água para o interior da célula; caso isso não fosse impedido, a célula iria inchar até estourar. No entanto, a bomba Na+/K+ impede que isso ocorra, bombeando três íons de Na+ para o exterior da célula, enquanto bombeia dois íons K+ para o interior.
Outro mecanismo muito importante de transporte ativo primário é o da bomba de cálcio. Os íons cálcio são mantidos, normalmente, em concentrações muito baixas no citoplasma celular. Isso é realizado por duas bombas de cálcio, presentes na membrana celular, bombeando cálcio para fora da célula e, a outra,