Biomedicina
A osmose ocorre sempre em busca de equlíbrio isotônico entre dois meios, em relação a soluto e solvente.
A osmose pode ser dividida em dois tipos: * exosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior; * endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior.
A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma, esta perde volume através de osmose (estado de plasmólise). Porém, quando colocada em meio hipotônico (como por exemplo, água destilada), a célula aumenta o volume e fica túrgida (estado de turgescência). Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana plasmática e a célula sofre ruptura (lise celular); em hemácias, o fenómeno é conhecido como hemólise. Esta situação não se dá em células vegetais devido à existência de parede celular constituída por celulose, que lhe confere rigidez.
A batata é um tubérculo subterrâneo da batateira, muito empregue na alimentação. As células que o constituem formam um tecido – o parênquima amiláceo – com forma arredondada em que o citoplasma apresenta inúmeros corpúsculos ovóides ou elípticos: os amiloplastos. Estes