Biomedicina
Neutrófilos as primeiras a chegarem nas áreas de inflamação. Possuem um núcleo formado por dois a cinco lóbulos, sendo mais comuns três. Quando está célula é jovem, possui um núcleo não-segmentado em lóbulos, passando a receber o nome de bastonete. Possuem um núcleo segmentado, com cromatina densa. O citoplasma dos neutrófilos apresenta granulações: os grânulos específicos (muito finos) e os grânulos azurófilos (maiores e mais eletro-densos). São encontrados também, algumas organelas, como retículo endoplasmático rugoso, muito raramente,ribossomos livres, algumas mitocôndrias e um rudimentarcomplexo de Golgi.
Existem algumas situações onde o número destas células pode estar diminuído ou aumentado na circulação sanguínea. Uma quantidade de neutrófilos menor do que a normal, é conhecida como neutropenia e pode ser causada por febre alta, infecções virais, bacterianas, septicemia, algumas doenças sistêmicas, bem como algumasdrogas, ou como parte de uma pancitopenia. Quando se trata do caso inverso (número de neutrófilos acima do normal), recebe o nome de neutrofilia que, geralmente, é causada por infecções (por exemplo,pneumonia, meningite, tonsilite, abscesso, septicemias, cólera, entre outras), inflamações (por exemplo, vasculite), tumores, endocrinopatias, intoxicações metabólicas e também em certas condições fisiológicas (por exemplo, durante exercícios físicos, estresse emocional, período menstrual, momento do parto).
Eosinófilos
Quimiotaxia é um processo pelo qual se obriga células a mexerem-se através de um estímulo químico.
Eosinófilos possuem um núcleo segmentado, com cromatina densa de cor violeta, enquanto o citoplasma é recoberto por granulações que