Biomecânica
CONCEITOS:
1 - É a ciência multidisciplinar que descreve, analisa e avalia o movimento humano. (Fonte: Winter, 1991)
2 - É o estudo da mecânica dos organismos vivos. (Fonte: Wikipédia)
A Biomecânica, além de ser uma ciência, é também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos Cursos de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
INTRODUÇÃO
A necessidade de se estudar a biomecânica ocupacional surgiu com a Revolução Industrial e a informatização dos serviços adotada pelos funcionários que executam tarefas de longa duração, com posturas incorretas, alta repetitividade e postos de trabalho inadequados. Com consequente produção de tensões nos músculos, ligamentos e articulações resultando em desconfortos e dores, que são precedentes de doenças ocupacionais.
PRINCIPAIS DOENÇAS RELACIONADAS: * LER - Lesões por Esforços Repetitivos, foi o primeiro termo utilizado.
* DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), surgiu na década de 90.
ERGONOMIA:
A Ergonomia consiste na adaptação do ambiente de trabalho ao trabalhador. Considerando questões psicofisiológicas, biomecânicas ocupacionais, bem como seu modo organizacional.
Adriana: A imposição dos ritmos de trabalho intensos e jornadas prolongadas, atreladas a posturas incorretas e ambientes ergonomicamente inadequados ao trabalhador são interpretadas como causa do comprometimento da sua saúde e da sua destreza nas tarefas habituais, predispondo-o ao desenvolvimento de doenças ocupacionais.
PREVENÇÃO * Investir em Programas de Saúde Ocupacional * Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO * Desenvolvimento de campanhas educacionais e preventivas. * Implantar princípios ergonômicos no ambiente de trabalho: * Desenvolvimento de técnicas de alongamento e relaxamento através da ginástica laboral.
Vantagens para as empresas: * Redução dos gastos com assistência médica por doenças ocupacionais; * Diminuição dos