Biomecânica ocupacional
Mogi das Cruzes/2012
Nome: Edmundo de Deus silva
N°: 16
Turma: 1ª
Modulo: II
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Biomecânica Ocupacional
Mogi das Cruzes/2012
Indice:
Mogi das Cruzes/2012
Introdução
As interações entre o trabalho e o homem dizem a respeito de pesquisa da biomecânica ocupacional na qual se analisam essencialmente a aplicação de forças e tensões a que os grupos musculares são mantidos durante uma determinada postura no desempenho das atividades laborais. Esse comportamento postural adotado pelos trabalhadores, resumidamente é influenciado pelas características da tarefa e pelo meio ambiente de trabalho, estes fatores podem desenvolver sobrecargas e aumento do gasto energético com conseqüente produção de tensões nos músculos, ligamentos e articulações resultando em desconfortos e dores, que são precedentes de doenças ocupacionais.
Biomecânica Ocupacional
A biomecânica ocupacional é uma especialidade da biomecânica e está relacionada ao estudo das posturas e tarefas do homem no trabalho. Trata-se de uma área multidisciplinar e interdisciplinar.
O comportamento postural adotado pelos trabalhadores é motivado pela fuga do desconforto, contudo esta atitude tende a aumentara a solicitação e o gasto energético de grupos musculares desnecessários causando o desenvolvimento de sintomas com dor, formigamento, câimbras entre outros. A adaptação muscular no padrão postural refere-se à capacidade dos músculos se adaptarem às funções que vivenciam. Nenhuma postura de trabalho é neutra. Nenhuma má postura é adotada livremente pelo sujeito, mas é resultado de um compromisso entre os pontos citados. Uma postura inadequada causa tensões mecânicas nos músculos, ligamentos e articulações, resultando em dores no pescoço, costas ombros, punhos e outras partes do sistema músculo-esquelético. Postura é um termo definido como uma posição ou atitude do corpo a disposição relativa das partes do corpo para uma