biomecanica
SIMPÓSIO
O Consenso 2009 foi uma iniciativa das revistas ImplantNews e PerioNews, com o apoio da Intra-Lock, Baumer, Straumann e Stracta.
Existem dois meios comuns para se chegar a um consenso: o primeiro é um acordo geral entre os integrantes de um grupo ou comunidade; o segundo é como uma teoria e prática de receber tais acordos. Na Ciência, os crescentes avanços em tecnologia fazem com que novos parâmetros sejam uma constante, dificultando assim aquela ideia de consenso. No entanto, é possível, com as ferramentas disponíveis no momento, chegar a uma concordância de ideias, de opiniões.
No Consenso 2009 – 1o Simpósio sobre
Biomateriais em Implantodontia e Periodontia, realizado no dia 21 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, pelo menos dois aspectos nortearam as discussões entre os participantes (veja box).
Durante cinco horas, cerca de 90 partiMesa do Simpósio: da esq. para a dir.: Luis Guilherme, José F. Torezan, José M. Granjeiro, cipantes puderam ver e ouvir os professores
Sérgio Jayme, Paulo Rossetti, Enilson A. Sallum, Renato Mazzonetto, Samy Tunchel e Jamil Shibli.
José Mauro Granjeiro, Enilson Antonio Sallum,
José Flávio Torezan, Renato Mazzonetto, Luis zadas em outros países”, destaca Paulo Rossetti, editor científico
Guilherme Scavone Macedo, Samy Tunchel e Jamil A. Shibli da ImplantNews. “O Consenso foi muito importante para esabordarem os diferentes aspectos da utilização de biomateclarecer as dúvidas que a maioria dos clínicos periodontistas e riais em Implantodontia e Periodontia. A temática abrangeu implantodontistas têm sobre o assunto, sobretudo frente a uma desde o osso autógeno, passando pelo banco de ossos, até gama enorme de biomateriais disponíveis”, acrescenta Sérgio finalmente chegar aos materiais sintéticos.
Jayme, integrante do Conselho Consultivo da ImplantNews.
“As apresentações foram brilhantes. Os trabalhos no
Ambos foram