biomecanica
1. Identificação do projeto
1.1 Título: Família entre a pensada e a vivida
1.2 Coordenadoria: região oeste
1.3 Unidade: Penitenciária de Martinópolis
1.4 Autores:
Sandra Valéria Bonfim- Psicóloga
Maria Aparecida de Souza- Psicóloga
Vera Lúcia da Silva- Assistente Social
Elaine de Oliveira Martinez Sanches- Psicóloga
Márcia Giselda Juvêncio Gervasoni- Assistente Social
Beatriz Marques Fernandes Peracelli- Psicóloga
Clenice Vieira- Assistente Social
1.5 Contato: e-mail:pmartinopolis@wsim.com.br 2. Justificativa
A legislação brasileira reconhece e coloca a família como prioridade para o desenvolvimento do ser humano. Ela é um grupo fundamental na sociedade e ambiente natural para o crescimento e bem estar de todos os seus membros. Portanto, deve receber proteção e assistência necessárias, a fim de poder assumir plenamente suas responsabilidades dentro da sociedade.
A família é, ainda, a base social de maior responsabilidade no processo de reintegração social. Sendo assim, faz-se necessário que a mesma receba suporte psicossocial para que se fortaleça e possa auxiliar o sentenciado fortalecendo-o e oferecendo-lhe acolhimento e orientações na busca de alternativas de vida econômica e social, que lhe proporcione uma vida digna.
Tal ação facilitará, também, o estabelecimento de contato com os familiares dos sentenciados, uma vez que a distância geográfica não facilita, além de dificultar o resgate dos vínculos familiares, que são tão necessários durante o aprisionamento e após, quando do regresso a sociedade.
3. Objetivos
Levar a família a reconhecer a importância do estabelecimento e manutenção de vínculos familiares saudáveis;
Clarear para a família os momentos de homeostase e mudanças constantes em todo o processo evolutivo deles e a necessidade de ajustamento e adequação por parte de seus membros;
Instigar a família à compreensão de que o comportamento de um de seus membros afeta os demais;
Conscientizar a família quanto à