Biomecanica em ED
A Biomecânica, estudo da mecânica dos organismos vivos, do qual falaremos aqui de uma maneira diretamente ligada ao estudo do movimento humano, do qual ela é fortemente influenciável para o rendimento esportivo e a melhora na qualidade de vida. Na área da Educação Física e do Esporte, a Biomecânica tem seu papel que pode influenciar de uma maneira definitiva na elaboração e implementação de programas para programas de treinamentos esportivos e também voltados à saúde.
Antes de tudo vamos lembrar que o objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano, e que por mais que seja um objetivo comum dentro de áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte, ela se procede das leis da Física. E não só das leis da Física, mas também da matemática como disciplinas que fundamentam e suportam a análise do movimento humano. A Biomecânica também se utiliza dos conhecimentos da Anatomia e da Fisiologia que delimitam as características estruturais e funcionais do aparelho locomotor humano. Tem-se então uma disciplina com características multidisciplinar.
As quatro grandes áreas de investigação ligadas a analise biomecânica do movimento humano são: cinemetria (objetiva a determinação da posição, do deslocamento, da velocidade e da aceleração. A dinamometria (área de investigação da Biomecânica, onde o objetivo central é a determinação das forças que produzem o movimento. A eletromiografia (estuda a atividade dos músculos a partir da captação dos eventos elétricos vinculados a contração muscular), e a antropometria (descreve, a partir de técnicas experimentais e ou analíticas, as características físicas dos segmentos corporais.
Essas informações tem grande importância para a interpretação do desenvolvimento humano. Utilizando algum destes procedimentos , ou até mesmo uma combinação deles é possível chegar a meta central da Biomecânica, que é a analise física do movimento humano.Executar um movimento