biomecanica da marcha pesquisa
Para entendermos o que seria a Marcha Humana e sua biomecânica devemos saber dois conceitos importantes, que fazem parte da marcha, são estes:
Passo: distância entre o toque do calcanhar de um pé e o toque seguinte do calcanhar do outro pé.
Passada: distancia entre o toque do calcanhar de um pé e o toque seguinte do calcanhar deste mesmo pé. Uma passada corresponde a dois passos.
Com esses conceitos definidos genericamente, pode-se dizer que o passo é uma fase do ciclo da marcha e a passada é seu ciclo da marcha completo, enfim o estilo ou maneira de andar do individuo.
2. BIOMECÂNICA DA MACHA
Biomecânicamente a macha pode ser entendida como o deslocamento de gravidade central do corpo pelo espaço com o menor gasto de energia possível. Também pode ser considerada uma tarefa que envolve contrações musculares complexas em diversas partes do corpo.
Para a realização da macha é necessário alguns requisitos básicos, sendo também necessário que quaro critérios estejam em harmonia, são estes:
1. Integridade músculo-esquelética: isto engloba todo o sistema músculo-esquelético, que compreende ossos, músculos e articulações, sendo que estes devem esta em estado físico perfeito e entre si intregrados;
2. Controle neurológico: a resposta muscular e os comandos do cérebro devem ter perfeita sintonia, assim como os estímulos visuais, auditivos, sensitivos e motores. Além de não apresentarem contra indicações patológicas;
3. Equilíbrio: capacidade do individuo de assumir e manter ortostatismo;
4. Locomoção: capacidade de inicia e manter um movimento.
2.1 Ciclo da marcha
Entende-se que este ciclo compreende desde o primeiro contato de um pé ao solo até o próximo contato deste mesmo pé. É dividido em duas etapas:
1. Fase de apoio (onde o pé toca o solo)
Toque do calcanhar: assim que o calcanhar de um pé toca o solo;
Fase de contato: o pé em contato com o solo se encontra plano e o peso