BIOMEC NICA
Movimentos do Ombro
Flexão
Extensão
Abdução
Adução
Rotação Interna
Rotação Externa
Músculos do Ombro
Manguito Rotador:
Supra-espinhal
Infra-espinhal
Subescapular
Redondo Menor
Peitoral Maior
Coracobraquial
Bíceps Braquial
Grande Dorsal
Deltóide
A articulação do ombro é a maior e mais complexa do corpo humano, possui características como cavidade glenóide rasa e pouca coaptação com a cabeça do úmero que a torna possível alcançar amplitudes que nenhuma outra articulação é capaz de alcançar, uma amplitude de movimento de 180º na flexão e abdução e essa grande amplitude gera uma alta instabilidade na articulação do ombro tornando propenso a subluxação e luxação.
O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundução
MOVIMENTOS FISIOLÓGICOS DA CLAVÍCULA
Direção do deslizamento da clavícula
Elevação
Inferior
Depressão
Superior
Protração
Anterior
Retração
Posterior
Rotação
Espiral
Articulação acromioclavicular
A articulação acromioclavicular é uma articulação artrodial, envolvendo a extremidade acromial da clavícula e o acrômio, esta articulação possui três liberdades de movimento, e é nessa articulação que concentra a maioria dos movimentos da escápula.
Articulação escapulotorácica
A escápula faz contato com o tórax por meio da articulação escapulotorácica, a escápula está aderida a dois músculos, o serrátil anterior e o subescapular.
Articulação glenoumeral
A articulação glenoumeral é formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide,
O ligamento coracoumeral reforça a parte superior da cápsula articular. Os ligamentos glenoumerais reforçam a cápsula anteriormente e pelo músculo subescapular, este sendo o principal estabilizador dinâmico da articulação glenoumeral.
Na articulação glenoumeral a parte côncava é representada