Biomassa
A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em energia. Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.
-------------------------------------------------
Toda massa que não é de origem mineral é biomassa. Madeira, resíduos orgânicos, restos de comida, a própria comida e os seres vivos em geral, constituem a biomassa do planeta. O termo biomassa vem sendo muito utilizado no campo da energia, quando são citadas as fontes tais como o bagaço da cana e outros rejeitos aproveitáveis para a utilização como fonte alternativa de energia.
-------------------------------------------------
* O uso da biomassa na produção de energia A energia que é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas que produzem o gás metano, é utilizado para a geração de energia). Um dos primeiros empregos da biomassa pelo ser humano para adquirir energia teve início com a utilização do fogo como fonte de calor e luz. . O grande salto da biomassa deu-se com o advento da lenha na siderurgia, no período da Revolução Industrial. A energia de biomassa é renovável, e garante o fornecimento de energia. (também auxilia na diminuição do CO2 na atmosfera.) A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo. Além disso, há uma utilização do lixo na produção, diminuindo a quantidade de dejetos nos aterros. A bioenergia pode ser convertida em três produtos: eletricidade, calor e combustíveis.
-------------------------------------------------
* Materiais * A lenha é muito utilizada para