Biomassa
O que é Biomassa?
Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustível ou calor. Qualquer matéria orgânica que possa ser transformada em energia mecânica, térmica ou elétrica é classificada como biomassa.
A biomassa, de acordo com a origem, pode ser:
- Florestal: principalmente madeira;
- Agrícola: soja, arroz, cana-de-açúcar, entre outras;
- Rejeitos Urbanos e Industriais: sólidos ou líquidos, como o lixo.
Seguem abaixo algumas das principais fontes de biomassa:
- Lenha
- Bagaço de cana-de-açúcar;
- Pó de serra;
- Papel já utilizado;
- Galhos e folhas decorrentes da poda de árvores em cidades ou casas;
- Embalagens de papelão descartadas após a aquisição de diversos eletrodomésticos ou outros produtos;
- Casca de arroz;
Mesmo com toda a utilidade agregada ao uso da biomassa, há de se ressaltar que o seu desenvolvimento pode provocar muitos impactos ambientais, mesmo que indiretamente, ou seja, por meio de sua obtenção.
Como é, por exemplo, o caso dos biocombustíveis, que necessitam de grandes plantações para o desenvolvimento de sua matéria prima.
Dessa forma, a desflorestação e a destruição de habitats naturais, da fauna e da flora têm de ser considerada e realizada com muito cuidado.
Assim como a contaminação do solo e de mananciais pelo uso de agrotóxicos, a destruição do solo pela erosão, a poluição proveniente da queima da biomassa etc.
Classificação
É uma fonte de energia que existe em forma natural na natureza (primária) e pode gerar energia de forma direta.
A biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de