Biomassa para adsorção de materiais em solução aquosa
2. Objetivo: As técnicas existentes para o tratamento dessas águas contaminadas não são economicamente viáveis. Uma das alternativas é a utilização da casca da banana como adsorvente, transformando-a em uma biomassa capaz de atuar como ligantes dos íons metálicos de efluentes (resíduos resultantes de processos industriais) líquidos.
2.1 O objetivo deste trabalho será avaliar a capacidade de adsorção de metais pesados, através da casca da banana, e demonstra-la como um meio economicamente viável para o tratamento de rios contaminados. No mundo atual vários métodos alternativos têm sido estudados, dentre eles, pode-se citar a bioadsorção que será utilizado neste estudo.
3. Justificativa: A adsorção é um processo de separação de grande aplicação na indústria química, petroquímica e bioquímica. É um importante processo de purificação e separação nas áreas petrolífera, de alimentos, da química fina e da biotecnologia. O processo de adsorção tem demonstrado ser um método eficaz e econômico no tratamento de efluentes com poluentes orgânicos, sendo necessário pesquisar materiais de baixo custo para serem utilizados industrialmente