Biomas
BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
SALVADOR - BA
JUNHO - 2013
DEFINIÇÕES, CARACTERIZAÇÕES, DITRIBUIÇÕES GEOGRAFICAS E FOTOS
Trabalho apresentado ao Professor César Carqueija da disciplina Ecologia Geral da turma de dependência, turno noturno do curso de Biologia.
SALVADOR – BA
JUNHO - 2013
Bioma
Os climas regionais interagem com o biota e o substrato regionais para produzir unidades de comunidades amplas, facilmente reconhecíveis, designadas biomas. O bioma é a unidade de comunidade terrestre mais ampla que convém reconhecer. Num dado bioma, a forma de vida da vegetação do clímax climático é uniforme.. Assim, a vegetação clímax de um bioma de pradaria é a erva, embora as espécies de ervas dominantes possam variar em partes diferentes do bioma. Uma vez que a forma de vida da vegetação reflete, por um lado, os traços principais do clima e, por outro, determina a natureza estrutural do habitat para os animais, proporciona uma base solida para uma classificação ecológica natural. Inversamente, os dados climáticos podem utilizar-se para delimitar as principais formações vegetais.
Biomas brasileiros
Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.
No Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e o Pantanal.
A seguir, conheça cada bioma do Brasil. http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/images/169_230_463146.gif
Amazônia
Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados
A Amazônia é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o