Biomas
Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macro-clima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.
A palavra bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima por Clements (ecologista norte-americano) em 1916. Segundo ele a definição para bioma seria, “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica”.
Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Isso porque a definição de bioma varia de autor para autor. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fitofisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais é semelhante, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.
O Brasil possui uma natureza deslumbrante, nosso é composto por uma biodiversidade maravilhosa. O território conta ao todo com a presença de seis biomas diferentes, que variam de acordo com vegetação e clima de cada região.
A variedade de paisagens contida no Brasil consegue ilustra essa questão dos biomas e as organizações ambientais procuram atuar na preservação dessas localidades, que normalmente apresentam diversas espécies endêmicas de plantas e animais.
A seguir temos uma lista com os biomas brasileiros e as suas principais características, confira:
- Cerrado: conhecido também como a savana brasileira, tem o clima semi-árido e é considerado o maior bioma do país. A vegetação fantasmagórica é característica do cerrado e o ambiente conta com pouca água.
- Caatinga: predomina no nordeste, onde o clima é extremamente quente e o solo