biomas
Dentre todos os biomas terrestres,há um que,desde a antiguidade chama a atenção dos povos por suas curiosas características,seu misticismo e pelas formas de vida que habitam toda sua área. Espalhados pelo planeta,os desertos formam um dos grandes biomas terrestres.Casa de espécies únicas, que chamam atenção pela forma que se relacionam com o meio em que vivem,tendo que se adaptar com muitos fatores que tornam a vida dos seres desérticos, uma verdadeira luta pela sobrevivência. Aqui apresentaremos informações que auxiliarão no estudo do mais seco e curioso bioma terrestre.
2.O que é deserto?
Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica (chuva). Muitos desertos têm uma média anual de precipitação abaixo de 400 milímetros.Como consequência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida.Comparando-se com regiões mais húmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais a fundo, os desertos abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar humidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra é desértica.
3.Vegetação
A vegetação é constituída por pequenos arbustos e gramíneas, sendo bastante ralas e espaçadas, normalmente encontradas debaixo de rochas e fendas no solo, onde ocorre a acumulação da baixa quantidade de água dessas regiões. Os vegetais que se adaptam as regiões desérticas possuem de modo geral, um ciclo de vida relativamente curto. No período de chuvas as sementes germinam e seguem naturalmente o ciclo (crescer, florescer, frutificar, dispersar as sementes e morrer). Este bioma, geralmente tem uma cobertura vegetal esparsa porém muito diversificada.O deserto de Sonora, no sudoeste americano, tem a vegetação desértica mais complexa da Terra. O gigantesco cactus saguaro fornece ninhos às aves do deserto e funciona como "árvore". O saguaro cresce