Biomas naturais
O mundo natural está organizado por divisões a que se dá o nome de Bioma.
Os Biomas são conjuntos de ecossistemas do mesmo tipo.
Cada Bioma caracteriza-se pela diversidade de espécies que habitam nestas regiões, espécies essas que têm características comuns consoante certas zonas do planeta que queiramos considerar.
Essa diversidade depende da capacidade de adaptação de cada organismo sendo essa capacidade uma constante para a classificação do tipo de Bioma.
O clima, temperatura, quantidades de humidade e a sua distribuição pelas estações, assim como o tipo de solo são os factores que consideram quando se caracteriza um determinado Bioma.
PRINCIPAIS BIOMAS
POLAR
Bioma que devido à sua localização geográfica reúne em conjunto com o do deserto, as piores condições de habitabilidade terrestre. É também conhecido por DESERTO GELADO.
Não se notam as estações do ano. As temperaturas são sempre negativas, sendo o pólo sul (podem atingir os 70ºC negativos) mais frio que o pólo norte (rondam os 30ºC negativos). Embora o solo esteja coberto de gelo, a humidade é reduzida e a precipitação é sempre sob a forma de gelo. A biodiversidade é muito reduzida.
Os ventos polares são frequentes.O pólo sul é um continente enquanto que o pólo norte é oceano gelado.
TUNDRA
Tundra provem da língua finlandesa, tunturia que significa terra despida de árvores.
A biodiversidade é superior ao polar. As estações do ano já se notam, embora as temperaturas sejam quase sempre negativas todo o ano. Durante o verão sobem e o gelo dos solos descongela superficialmente, criando uma película de água no estado líquido que permite a germinação de sementes e formando, nalguns casos, pântanos. A humidade é reduzida mas superiores ao anterior bioma, e a água cai sempre sob a forma de neve. Os solos não chegam a descongelar na totalidade, tendo como consequência, a inexistência de árvores
(necessitam de criar raízes).
TAIGA
Este nome teve origem na