Biomas brasileiros
Em poucas palavras, a inquisição foi medidas tomadas dentro da Igreja Católica, e por toda a Europa, para conter o expansionismo de outras religiões e a supremacia desta. Aqueles que iam contra a Igreja, ou mudassem de ideia a respeito dos princípios dela, eram julgados pela inquisição, chegando a ser condenados a morte.
A fase inquisitorial se inicia com os concílios de Verona e Latrão. Esses concílios, eram basicamente conselhos, ou seja, reuniões feitas por membros da Igreja Católica que designava o que deveria fazer ou não.
Dois manuais foram criados para que melhor fosse o entendimento e a interpretação da Inquisição, são eles:
Directorium Inquisitorium e Malleus Maleficarum
O aparelho inquisitorial
O historiador Brian Levack enumera quatro circunstâncias que propiciaram a modificação no sistema punitivo:
Mudanças nas regras processuais é a superação do procedimento acusatório. Com a descoberta do Direito Romano, o clero instiga a formalização e a mudança nos procedimentos, levando em conta os fatos com métodos adequados á cultura dominante.
Segundo fator foi, a importância da tortura para a conquista da verdade, o autor sustenta a ideia de que a tortura disseminou o modelo repressivo, aumentando gradativamente as possibilidades de condenação por heresia á facilidade na obtenção de prova suprema.
Em terceiro, a expansão dos instrumentos inquisitórios, aponta a utilização do modelo judicial leigo para os crimes de natureza espiritual.
Por fim, Levack aponta a quarta condição para o crescimento do sistema inquisitorial a regionalização dos Tribunais. As distancias entre os centros urbanos, aliada a possibilidade de julgamento de heresias, possibilitou o avanço significativo do modelo de repressão inquisitório, sobretudo porque a supertição, a intolerância e o medo contagiavam aldeias sem qualquer tipo de crença.
Secularização e Secularismo
O termo secularização é