Bioma Pantanal
O pantanal é o coração de um rico sistema de rios interligados e uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul considerado o menor bioma do mundo. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância. No período da seca, os rios secam e sobra o barro, de onde veio o nome "Pantanal". É a maior parte do planeta a ser inundada, todos os anos entre os meses e maio e junho O Pantanal sofre influência direta de três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.
Ele é também considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
CARACTERISTICAS:
-Muitas espécies ameaçadas em outras regiões do Brasil persistem em populações na região.
-Os rios que abastecem o Pantanal, por outro lado, são provenientes de regiões bem altas e, por isso, as águas acumulam-se facilmente, transformando o Pantanal em uma grande planície de inundação, principalmente no período chuvoso.
-O Pantanal é uma das zonas mais ricas biologicamente, além de ser um dos locais mais belos do mundo.
ONDE FICA:
O Pantanal é um ecossistema com 138.183 km² em território brasileiro, tem 65% de seu território no noroeste do estado de MATO GROSSO DO SUL e 35% ao sul de MATO GROSSO.
Abrange também o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano)
Fauna e Flora
A biodiversidade do Pantanal é exuberante: o bioma abriga pelo menos 4.700 espécies conhecidas, entre animais e plantas.
Fauna do Pantanal: vida animal-A fauna pantaneira é muito rica, provavelmente a mais rica do planeta. O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico.
Há 650 espécies de aves, a mais espetacular é a arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção. Há ainda tuiuiús (a ave símbolo do Pantanal), tucanos, periquitos,