BIOMA PANTANAL
Introdução 2
Localização do Pantanal 3
Bioma4
Clima5
Hidrografia6
Fauna7
Flora9
Atividades econômicas10
Aspectos geográficos11
Imagens do Pantanal12
Conclusão 14
Referências bibliográficas15
Introdução
Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato Grosso (região sul), Mato Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com altitudes muito baixas, recebe as águas de vários rios da região que são acompanhadas de toneladas de sedimentos que tornam o solo desse bioma extremamente rico. Embora não possua tantas espécies endêmicas como a Mata Atlântica e a Amazônia, a sua biodiversidade é riquíssima, com destaque para a incrível variedade de aves e peixes. Ele é a paisagem brasileira que mais enche os olhos dos visitantes pela sua beleza e exuberância. Por isso, possui um grande potencial para o turismo ecológico que, se explorado de forma racional e sustentável, pode se tornar uma das principais fontes de desenvolvimento para a região. Os principais impactos ambientais que assolam o Pantanal são provocados por garimpos irregulares, turismo e migração desordenados e predatórios, tráfico de animais silvestres, pecuária extensiva, caça e pesca predatórias.
Localização do Pantanal
O Pantanal compreende uma área de 250 mil km² e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.
Localizado na Bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal, é delimitado pelas Chapadas Mato-grossenses ao norte, pelo Planalto Brasileiro a leste, e por uma cadeia de terras altas a oeste. Sua área alagada se deve a lentidão de