Bioma Pantanal
Constituído principalmente de savana estépica, alagada em sua maior parte.
Tem aproximadamente 250 mil km² de extensão. Situado no sul de MT, norte de MS, norte do Paraguai e leste da Bolívia. Considerado pela Unesco, Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Considerada a maior planície alagável do mundo, o Pantanal não é propriamente um bioma ou ecossistema único, mas uma região de encontro, um elo de ligação entre Cerrado, Chaco, Amazônia, Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano. Essa característica favorece a diversidade de espécies (biodiversidade), e a interação entre fauna e flora.
Extensão do Território do Pantanal
1.1. Clima
Tipo Tropical Continental, com estações de chuva e seca bem definidas, sendo o verão uma estação chuvosa, enquanto o inverno é seco. Seu índice pluviométrico é de 1.110 mm por ano. O clima é quente o ano todo com média de 24ºC, verão com 33ºC e inverno com 16ºC, tendo a umidade relativa do ar em 50% no inverno e 75% no verão.
Nas cidades pantaneiras faz calor na maior parte do ano, tanto que Corumbá e Cuiabá são conhecidas pelas altas temperaturas, que variam de 27ºC a 40ºC. Apesar das inundações anuais, o clima no Pantanal é comparado ao semi-árido, como da Caatinga nordestina. Em diversos locais da planície chove pouco durante o ano.
1.2. Flora
Influenciada por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica.
Predominância típica de plantas de brejo e espécies como: buriti, manduvi e carandá. As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico. Nesse ecossistema também é possível observar a caracterização entremeada da vegetação de cerrado, campos e florestas. A cobertura vegetal é classificada por Savana Gramíneo-Lenhosa, Floresta Semidecídua Aluvial e Floresta Semidecídua das Terras Baixas.
Buriti
Manduvi
A vegetação do Pantanal é muito variada, principalmente em função da inundação e do solo. Geralmente