Bioluminescencia Eduardo Esteves E Pedro Queir S Enf
1810 palavras
8 páginas
IntroduçãoMuitos organismos vivos, ao contrário do que se pensa, têm a capacidade de produzir luz, bioluminescência. Esta capacidade de produzir luz é uma adaptaçao por parte dos organismos vivos pois tem grande implicação na sobrevivência dos mesmos.
A maior parte dos organismos que produzem luz encontram se no fundo do mar. Praticamente toda a luz que temos na zona abissal dos oceanos é produzida a partir destes organismos vivos.
A bioluminescência nestes organismos tem diferentes funções mas todas elas são benéficas para os organismos portadores desta capacidade de tranformar energia quimica em energia luminosa.
O que é?
Bioluminescência é um fenómeno que ocorre em organismos vivos que consiste na capacidade do mesmo emitir luz. Existe uma transformação de energia química em energia luminosa que se deve acção da proteína luciferase sobre um substrato, luciferina, formando luz.
Para que serve?
Os usos da bioluminescência na natureza são bastante diversificadas e são exibidos por ambos os organismos unicelulares, como bactérias e dinoflagelados e organismos de ordem superior, como peixes e insetos. A bioluminescência é usada por ambos os organismos aquáticos e terrestres, embora seja mais comum em animais marinhos, especialmente aqueles que vivem nas profundezas extremas do mar.
Existe três funções importantes da bioluminescência: a defesa, ataque e mais restritivamente reprodução.
Na defesa um sinal bioluminescente forte pode ser usado por presas para cegar temporariamente um predador, dando a presa uma oportunidade de escapar; como manobra de distração em que a presa liberta parte do corpo que produz luz; camuflagem - os animais que normalmente habitam em zonas escuras oceânicas, incluindo lulas, krill, tubarões-prego e lanternfish hatchet- para vir à superfície para se alimentarem à noite. Estes animais usam contra iluminação para misturar-se em áreas circunvizinhas iluminadas pelo luar. Camuflagem semelhante também é usado por certas