bioloiga
635 palavras
3 páginas
Avaliação da qualidade higiênico-sanitária da água de poços rasos localizados em uma área urbana: utilização deAMARAL, L.A. do et al. Avaliação da qualidade higiênico-sanitária da água de poços rasos localizados em uma área urbana: utilização de colifagos em comparação com indicadores bacterianos de poluição fecal.Rev. Saúde Pública, 28: 345-8, 1994. Foram submetidas às contagens de colifagos, coliformes totais, coliformes fecais e de estreptococos fecais, 104 amostras de água colhidas de 8 poços rasos localizados na área urbana do Município de Jaboticabal, SP, Brasil, com a finalidade de avaliar as condições higiênicosanitárias e de verificar as correlações existentes entre o número de colifagos e o de bactérias indicadoras de poluição fecal. Os resultados obtidos evidenciaram a ocorrência de 96 (92,3%) amostras fora dos padrões bacteriológicos de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, monstrando ser precárias as condições higiênico-sanitárias das águas analisadas. Os achados evidenciaram a inexistência de correlação entre o número de colifagos e os números de bactérias indicadoras de poluição fecal.
Descritores: Critérios de qualidade da água. Colifagos, isolamento. Contaminação bacteriológica da água.
Introdução
Na periferia da área urbana, as águas subterrâneas oriundas de poços rasos constituem-se importantes fontes de suprimento de água para consumo humano e animal. Tradicionalmente, esse tipo de fonte de abastecimento é considerado seguro para o consumo "in natura"25.
Sworobucke col.22 (19 87) citam que dependendo da capacidade filtrante do solo as águas subterrâneas podem se apresentar livres de contaminação, sendo, portanto, seguras como fonte de água para o consumo.
Por outro lado, os referidos autores afirmam que lençóis aquáticos de pouca profundidade são influenciados pela água que percola da superfície e portanto sujeitos à contaminação.
A poluição fecal da água de poços rasos é facilita-
* Pesquisa