Biologia
Marcela Freitas – nº 24
Continente Africano Aspectos físicos
Parintins-Am
2013
Marcela Freitas – nº24.
Continente Africano Aspectos físicos
Trabalho elaborado para obtenção de nota do 2º bimestre da disciplina geografia, ministrada pelo professor Fabricyo.
Parintins- Am 2013 Introdução
Neste trabalho irei descrever os aspectos naturais do Continente Africano, como seu relevo, clima, hidrografia e sua vegetação. A Àfrica é um extenso continente que ocupa 22,4% da sua superfície terrestre. Ela é banhada pelos oceanos Ìndico, a leste; Atlântico, a oeste; pelo mar Mediterrâneo,ao norte; e pelo mar Vermelho, a nordeste.
Em grande parte do continente africano predomina o clima tropical, com verões chuvosos e invernos secos, com temperaturas altas, geralmente acima dos 22°C. Na região central do continente predomina-se o clima equatorial, com temperatura, acima de 25°C. Na maior parte do continente está na zona tropical, aonde predominam a vegetações de savanas e as florestas tropicais. Mas encontramos também áreas desérticas como o Saara e o Kalahari.
No continente constatar-se que a maior parte de seu relevo é formado por planaltos muitos antigos, que já estão bastantes aplainados.
A distribuição dos recursos hídricos no continente são bastantes irregular, pois existem regiões banhadas por rios volumosos, muitos lagos e grandes reservas de água subterrâneas.
Relevo:
Observando o mapa físico da África, podemos afirmar que a maior parte do continente africano é formada por planaltos.
Nessas áreas a porção oriental do continente aparecem muitas falhas de origem tectônica, que são mais conhecidas de Reft Valley. Por isso deram origem a lagos e grandes dimensões. Também á