Biologia
O homem via Deus como centro do universo e praticamente toda a produção artística era religiosa. A arquitetura, pintura e as esculturas representavam cenas bíblicas, anjos e santos.
.As igrejas passaram a ser mais altas, com longas torres e vitrais coloridos. O uso de pilares e fachadas com três portais também inovaram a arquitetura. O uso de uma rosácea sobre o portal central se tornou o verdadeiro símbolo da Arte Gótica.
Dentro das igrejas ainda existiam esculturas e afrescos que buscavam representar a figura humana com maior realismo possível. Por isso eram feitos muitos painéis e os manuscritos tinham detalhes de iluminuras, outro símbolo do período. Dois grandes pintores góticos foram Giotto e Jan Va Eyck.
. Com as grandes transformações ideológicas, sociais e literárias a arte também se alterou. A visão do homem em relação a sua posição no universo e o surgimento do sentimento individualista que caracterizou o Renascimento pode ser observada nas pinturas do fim do período artístico gótico.
Estilo renascimento
O Renascimento, movimento artístico, científico e literário que floresceu na Europa entre o período corresponde à Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (do século XIV ao XVI). Os humanistas valorizavam os temas em torno do homem e a busca de conhecimentos e inspiração nas obras da antiguidade clássica.
- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passam a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo).
- A razão e a natureza passam a ser valorizados com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a