Biologia
O DNA possui cadeia dupla e o RNA possui cadeia simples; o tipo de açúcar do DNA é desoxirribose e do RNA é ribose; o DNA está sempre no núcleo celular, o RNA pode ser encontrado dentro e fora do núcleo.
Quais as principais etapas da síntese proteica?
Transcrição, ativação de aminoácidos e tradução.
O que significa códon?
Corresponde a uma sequência de três bases nitrogenadas consecutivas do RNA mensageiro. Funciona como uma unidade genética de codificação, especificando um aminoácido particular durante a síntese de proteína de uma célula.
O que significa anti-códon?
Corresponde a uma região do aminoácido, onde a tradução começa e é formado por uma trinca de bases. Esta trinca de nucleotídeos do RNAt corresponde a um códon complementar em uma molécula do RNAm. Durante a tradução ou síntese proteica, este emparelhamento leva ao alongamento da cadeia de polipeptídeos, uma vez que o RNAt traz o aminoácido correspondente ao ribossomo.
Caracterize a transcrição
Nesse processo o segmento de DNA se abre, rompendo as ligações de hidrogênio entre os nucleotídeos complementares. Esse fato auxilia a inserção de uma maquinaria específica com a finalidade de transcrever aquela sequência gênica em uma sequência de RNA, que no caso ficou conhecido como RNA mensageiro (RNAm).
A partir desse momento, no RNAm, há sequências de trinca de nucleotídeos que correspondem a um determinado aminoácido. Essas trincas ficaram conhecidas como códons. Se fossemos calcular o número de códons possíveis a partir da teoria, teríamos 64 tipos de códons, entretanto há somente 20 aminoácidos que se combinam para produzir a proteína, dessa forma, intui-se que um aminoácido pode ser codificado por códons diferentes.
Caracterize a tradução
O processo de tradução ocorre com a ajuda de dois outros tipos de RNAs. O primeiro é o RNA ribossômico (RNAr) é o local onde haverá a tradução do processo da síntese de proteína; o